Aproveite para ganhar
20% OFF
na sua primeira compra.
Não é segredo para ninguém que o consumo regular de vitaminas é essencial para a saúde ¹. No entanto, nem todos sabem qual é a função de cada nutriente que o corpo precisa. Por exemplo: você sabe para que serve a vitamina A? Podemos apostar que não!
Além de saber que são importantes, é fundamental entender como essas vitaminas agem no corpo e quais sinais podem indicar a sua falta.
Uma ingestão insuficiente de nutrientes afeta o funcionamento do organismo como um todo, e pode até mesmo interferir em áreas que poucas pessoas imaginam, como a aparência da pele ¹.
Para não correr esse risco, aprender o que é a vitamina A e como suprir a demanda diária do corpo é o básico, além de conhecer suas fontes e as formas de suplementar o nutriente, caso seja necessário.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!
Resumo
Conteúdos relacionados
A vitamina A é um micronutriente com ação antioxidante e anti-inflamatória que auxilia na manutenção e regeneração de tecidos que formam a pele, as mucosas e o sistema ocular ¹.
O nutriente pode ser encontrado em duas formas: retinol e carotenoide. O retinol é vitamina A de origem animal, enquanto os carotenoides são encontrados principalmente em vegetais ¹.
Embora tenham características distintas, a função e a importância de ambas as formas são similares. As duas contribuem para o desenvolvimento humano desde a infância, estimulam o crescimento saudável e o amadurecimento do corpo ¹.
Para os adultos, a vitamina é responsável por dar suporte ao sistema imunológico, prevenir o estresse oxidativo, equilibrar a presença de radicais livres no organismo e estimular processos regenerativos ¹.
A falta de vitamina A pode trazer sérios riscos para a saúde, como ²:
Para entender para que serve a vitamina A, podemos separar seus benefícios em quatro categorias principais 1, 2:
A vitamina A promove e acelera a renovação celular, além de ativar a produção de colágeno, proteína importante para a elasticidade, integridade e textura cutânea ¹.
A quantidade adequada do nutriente no organismo contribui para uma pele mais firme, viva, com aparência jovial e com menos sinais da idade, como rugas e flacidez ¹.
O seu potencial antioxidante é um dos fatores mais relevantes nesse cenário, pois previne o envelhecimento das células, ao mesmo tempo que estimula a produção de novas estruturas para compor os tecidos orgânicos ¹.
Sem esse efeito, a presença de radicais livres aumenta e acelera o processo de degradação da pele, já que o corpo não consegue neutralizá-los a tempo e reparar os danos que o estresse oxidativo causa ¹.
As mucosas são áreas de tecido mole, com estruturas similares às camadas da pele. No entanto, formam conjuntos de função específica e, em geral, são mais sensíveis que a superfície cutânea 1, 2.
As mucosas estão presentes na parte interna das vias respiratórias, ao redor dos olhos, na cavidade bucal e nas paredes internas de órgãos, como estômago e intestinos 1, 2.
Para cuidar da saúde da membrana mucosa, a vitamina A atua como um anti-inflamatório, que melhora a reação do sistema imune contra agressores externos e favorece a renovação celular 1, 2.
A saúde capilar também se beneficia da ação da vitamina A no organismo. O nutriente ajuda a controlar a oleosidade natural e o sebo do couro cabeludo, promove hidratação e fortalece os fios desde a base dos folículos ¹.
Além disso, por seu efeito antioxidante, o nutriente ajuda a manter as estruturas dos fios mais firmes e saudáveis, o que estimula o crescimento capilar ¹.
Além disso, a vitamina A ajuda a 1, 2:
Agora que você sabe para que serve a vitamina A, com certeza está convencido a incluir o nutriente em sua dieta e garantir um consumo adequado, afinal, são muitos os benefícios. Acertamos?
Então, para te ajudar nessa tarefa, trouxemos as principais fontes de vitamina A, divididas entre alimentos de origem animal e vegetal, para você diversificar as refeições no seu dia a dia ¹.
Entre os alimentos de origem animal ricos em vitamina A, podemos destacar ¹:
Já os principais vegetais para obter a vitamina são ¹:
Você também pode recorrer aos suplementos com vitamina A para garantir o consumo adequado ³.
Para pessoas com dificuldade em incluir esses alimentos na dieta ou que têm uma condição de saúde que afeta a absorção do nutriente, a suplementação pode ser o caminho ideal ³.
Seu médico (ou nutricionista) pode recomendar o uso de um suplemento específico ou de um multivitamínico que combine diferentes nutrientes para, assim, potencializar sua saúde e garantir seu aporte nutricional.
Se esse for o seu caso, foque em marcas e produtos seguros e eficazes, como os nutracêuticos da Mantecorp Skincare, que contêm fórmulas multifuncionais para manter a saúde da sua pele, seus cabelos e suas unhas. Experimente!
A falta de vitamina A pode afetar a saúde ocular, o sistema imunológico e a pele. Um dos efeitos mais comuns da deficiência nutricional é a cegueira noturna ou a dificuldade de enxergar em ambientes escuros, além do enfraquecimento da imunidade e aumento do ressecamento cutâneo 1, 2.
A vitamina A estimula a renovação celular, suaviza linhas finas e rugas, controla a oleosidade, melhora a firmeza e elasticidade da pele e reduz manchas. Esses benefícios melhoram a qualidade da pele e a tornam mais uniforme, luminosa e com aparência jovial ¹.
A vitamina A contribui para o crescimento, aumento da força e o brilho dos fios, além de controlar a produção natural de sebo, o que evita a oleosidade excessiva e previne o ressecamento. Por outro lado, o excesso do nutriente pode causar queda, por isso a suplementação deve ser orientada por um profissional ¹.
4. Rotulagem dos suplementos nutracêuticos Mantecorp Skincare.