Aproveite para ganhar
20% OFF
na sua primeira compra.
O ácido ferúlico é um dos antioxidantes mais promissores para combater os sinais do envelhecimento, pois neutraliza a ação de radicais livres. Presente em alimentos como arroz, berinjela, tomate e maçã, esse ativo ganhou relevância na aplicação tópica de dermocosméticos devido ao seu potencial de preservar a saúde da pele 1,4.
Além de oferecer proteção contra os danos oxidativos, as suas propriedades interagem com a vitamina C, um dos ingredientes mais utilizados em produtos anti-idade. A combinação favorece a estabilidade do ácido ascórbico, aumenta a proteção contra os raios UV e contribui para minimizar manchas, rugas, flacidez e linhas finas 1.
Quer saber mais sobre a importância desse componente poderoso para o seu skincare? Neste artigo, você vai entender como usar o ácido ferúlico e quais são os seus principais benefícios. Vamos lá? Boa leitura!
Resumo
Conteúdos relacionados
É um antioxidante usado especialmente em produtos com ação antienvelhecimento. Suas propriedades neutralizam e combatem radicais livres, moléculas que atacam e danificam as células do corpo. Na pele, o efeito oxidativo causa rugas, linhas finas e de expressão, flacidez, manchas e maior risco de câncer 1-4.
Portanto, esse composto é um importante aliado para a manutenção da integridade cutânea. Para aproveitar seus benefícios, você pode encontrá-lo naturalmente em determinados alimentos, como 1,4:
Sua utilização também pode ser aproveitada em produtos tópicos com finalidades dermatológicas, principalmente em séruns e cremes 1,2,4. Quer saber para que serve o ácido ferúlico? Continue a leitura e veja a seguir!
O ácido ferúlico combate os prejuízos causados pelos radicais livres, retarda o processo de envelhecimento e previne o câncer de pele ao limitar os danos da radiação UV. Além disso, diminui a inflamação da pele, preserva sua firmeza, minimiza pigmentações relacionadas ao melasma e ameniza manchas escuras de espinhas 2,3.
Mas por que o composto proporciona todas essas vantagens? O seu mecanismo de ação protege a pele da poluição e da radiação, o que reduz o risco de mutações celulares que podem levar ao câncer e ao envelhecimento precoce. As suas propriedades também são anti-inflamatórias e, assim, atuam na melhora de manchas persistentes 2,3.
Você pode usar cremes ou séruns com ácido ferúlico aplicados diretamente na pele, de uma a duas vezes ao dia. Sua associação é frequente com a vitamina C, pois reforça o efeito antioxidante. Muitos especialistas recomendam o uso pela manhã para potencializar a fotoproteção, mas sempre com protetor solar 2.
Durante o dia, as fórmulas com esse ativo geralmente recebem 3% de concentração. À noite, é comum a sua combinação com ingredientes que renovam a pele. Por fim, sua aplicação também ocorre em cremes para a região dos olhos, protetores solares e produtos clareadores que auxiliam na uniformização da pele 5.
Leia na sequência: Qual é o melhor rejuvenescedor? Tipos e indicações
O ácido ferúlico potencializa a ação antioxidante e anti-idade da vitamina C, aumenta sua estabilidade e prolonga sua eficácia. Essa combinação também amplia a fotoproteção, ajuda a minimizar os danos causados pela radiação ultravioleta e reforça os benefícios para a saúde e aparência da pele 1.
Aliás, um estudo demonstrou que, ao ser associado à vitamina C e à vitamina E, esse ácido dobra a fotoproteção da pele, que passa de 4 para 8 vezes mais resistente à radiação UV. A pesquisa aponta, ainda, redução significativa na formação de eritema e de células de queimadura solar 6.
Agora que você sabe o que é o ácido ferúlico, está na hora de conhecer um poderoso aliado com esse ingrediente: Ivy C Ferulic Sérum, rejuvenescedor facial de alta performance 7.
Sua fórmula foi desenvolvida pela Mantecorp Skincare e leva vitamina C pura nanoencapsulada e ácido hialurônico, promovendo tripla ação antioxidante para prevenir e combater o envelhecimento. Conheça os principais benefícios do produto 7:
Aproveite todas as vantagens do Ivy C Ferulic Sérum e conquiste uma pele visivelmente mais firme, uniforme e radiante!
O ácido ferúlico combate radicais livres, retarda o envelhecimento cutâneo e limita danos da radiação UV, o que ajuda a prevenir o câncer de pele. Também preserva a firmeza, reduz inflamação, suaviza linhas finas, rugas e manchas, inclusive de melasma. Assim, a pele fica mais uniforme, luminosa e saudável 2,3.
O ácido ferúlico estabiliza a vitamina C, potencializa sua ação antioxidante e anti-idade, prolonga eficácia e amplia a fotoproteção 1. Sua associação com vitaminas C e E aumenta a resistência da pele à radiação UV e reduz eritema, queimaduras solares, danos no DNA e sinais do envelhecimento precoce 6.
Séruns e cremes com ácido ferúlico são geralmente seguros para a maioria dos tipos de pele. No entanto, não são seguros para todas as pessoas. Por exemplo, se você tem pele sensível, um produto tópico pode causar vermelhidão e irritação. Por isso, a dica é sempre consultar um dermatologista 4.
Dermocosméticos com ácido ferúlico podem ser aplicados durante o dia. Especialistas recomendam o uso matinal combinado ao protetor solar para potencializar a fotoproteção. Isso porque o ativo favorece a defesa contra os danos da radiação, já que contém propriedades que combatem o estresse oxidativo causado pelos radicais livres 1.
O ácido ferúlico se destaca por neutralizar radicais livres e, ao mesmo tempo, estabilizar outros ativos, como a vitamina C. Consequentemente, prolonga o efeito antioxidativo e aumenta a fotoproteção. Essa combinação também fortalece a ação anti-idade, o que aumenta as vantagens em relação à ação isolada dos ativos 1.